terça-feira, 19 de março de 2013

OPINIÃO


Isto é assim. Há vários problemas no país mas a gente já descobriu como resolve-los. É chamar a comunidade internacional, pois, como sempre disse, as soluções internas há muito que estão esgotadas pelo que o caminho, mais cedo ou mais tarde, terá que ser chamarmos os de fora (estrangeiros) para virem ajudar-nos a apagar o fogo que, de forma consciente ateamos à nossa palhota.
O meu amigo/jornalista, Ricardo André Líder, da Rádio Galáxia de Pindjiguiti, tem enunciado uma serie de problemas que, a seu ver, deveriam fazer parte do rol de assuntos que iríamos entregar à dita comunidade internacional e eu, por gostar da ideia, quero partilhar a visão do André Líder com os meus leitores deste espaço.
Diz o André Líder que não devíamos matar a cabeça a magicar soluções porque a comunidade internacional irá resolver tudo. Diz ele e eu cito, se a porta da sede da administração (entenda-se sede do Governo local) numa terriola qualquer estiver quebrada, não há problema, o administrador que não se preocupe pois a comunidade internacional virá conserta-la.
Se os semáforos que foram colocados há pouco mais de um ano na estrada principal de Bissau teimaram em cair todos os dias, atropelados por condutores embriagados, também não há crise, a comunidade internacional virá reabilita-los.
Que os ladrões deviam continuar a tirar os equipamentos colocados no Estadio Nacional 24 de Setembro porque a comunidade internacional estará aqui na próxima semana para recolocar os materiais roubados.
Que os professores podem continuar a fazer greves, que o Governo pode continuar a insistir em não os pagar porque a comunidade internacional trará ‘taco’ para liquidar todas as dívidas, as verídicas como as imaginárias.
Que a EAGB (Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau) pode não se preocupar em dar energia à malta, mesmo sabendo que a gente compra electricidade pré-paga mas sem ter a corrente em casa. A EAGB que não se rale porque a comunidade internacional (pasme-se a ONU!) está a colocar nas ruas de Bissau candeeiros alimentados com o sol (sic!!!).
Os chineses estão a desmatar de forma desalmada a nossa floresta (uma das poucas riquezas que ainda sabemos que existe, pois do Fosfato, do Bauxite e do Petróleo só ouvidos falar nas rádios), não há problema, a comunidade internacional virá reflorestar o nosso mato.
A malta quer ir ao Mundial de futebol em 2014, no Brasil, mas ainda nem sequer tem uma seleção formada. Não é grave, a comunidade internacional votará na ONU e decretará que a Guiné-Bissau irá estar no Copa do Brasil sem ter jogado as eliminatórias. É tudo simples.
Já agora, pergunto eu a minha cabra (animal) perdeu-se-me por aí, o que é que eu faço? Posso esperar que a comunidade internacional me traga uma outra cabra ou fico a aguardar que me encontre a bicha (salvo seja) desaparecida?
É que estou desesperado e creio que a comunidade internacional, já que está aí para resolver todos os problemas dos guineenses, não me vai deixar ficar mal….
Mantenhas.
P.S.: o texto foi escrito à base do humor guineense.
MUSSA BALDÉ, IN GBISSAU.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário